Maputo, 09 de Junho de 2025 – A Secretária Permanente do Ministério das Comunicações e Transformação Digital (MCTD), Nilsa Miquidade, presidiu hoje, 09 de Junho, na Cidade de Maputo, a cerimónia de comemoração do “Dia Internacional de Arquivos”, efeméride que se realiza no presente ano sob o lema “Arquivos Acessíveis: Arquivos para Todos”.
Para a celebração do Dia Internacional do Arquivo, o MCTD realizou uma palestra corporizada por três temas candentes para o funcionamento da instituição, designadamente, (i) o Estatuto Orgânico, (ii) o Sistema Integrado de Gestão Documental (SIG-DOC) e, (iii) o Sistema Nacional de Gestão Documental (e-SNGD).
Durante a sua intervenção, Nilsa Miquidade, exortou à todos os funcionários, colaboradores e agentes do pelouro ministerial, no órgão central e nas instituições tuteladas, à liderar, pelo exemplo, a implementação escrupulosa dos ditames do Sistema Nacional de Arquivos do Estado (SNAE), no quadro da Era Digital em que nos encontramos e do movimento global da 4a. Revolução Industrial que vimos experimentando.
A governante destacou ainda, que um dos principais mandatos governamentais é liderar a aceleração da digitalização dos serviços públicos, promover a profunda transformação de negócios e actividades organizacionais, processos, competências e modelos para potenciar totalmente as mudanças e, oportunidades proporcionadas por uma diversidade de tecnologias digitais, bem como maximizar o seu impacto acelerado em toda a sociedade, de uma forma estratégica e priorizada.
A realização do evento, que teve como palestrantes: o Director do Gabinete Jurídico do MCTD, Rui Dava; Administrador Executivo da Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, José Nhampossa; e o Director da Área Técnica do Instituto Nacional de Governação Electrónica, enquadra-se na “Semana Nacional de Arquivos”, que decorre de 09 a 13 de Junho no país, subordinada ao lema “Arquivos Acessíveis: Arquivos para Todos”.