MCTD

Defesa Nacional reforçada com novo Laboratório de Inteligência Artificial e Cibersegurança

Nampula, 19 de Setembro de 2025 – O Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, participou hoje, na Academia Militar Marechal Samora Moisés Machel, na cidade de Nampula, na inauguração do Laboratório de Inteligência Artificial e Cibersegurança, que tem por objectivo produzir conhecimento, capacidades e competências para o fortalecimento da Defesa Nacional e da Soberania.

Américo Muchanga reconheceu a importância do domínio das tecnologias de informação e comunicação para que se possa garantir, efectivamente, a defesa adequada da integridade do território nacional, destacando a relevância da área da cibersegurança na protecção e segurança de Moçambique.

Por seu turno, o Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Arthur Chume, dirigindo-se aos presentes, disse que a inauguração do Laboratório de Inteligência Artificial e Cibersegurança é um momento que simboliza o compromisso com a evolução na compreensão de novas tecnologias de comunicação e informação, salientando que a inauguração é o resultado da conjugação estratégica de esforços e da visão transformadora de futuro do Governo, através do Ministério das Comunicações e Transformação Digital, que apoiou a implantação do laboratório de vanguarda, considerado o mais avançado existente no país.

Cristóvão Chume considerou que a cooperação civil-militar é emblemática, pois o saber e a tecnologia conjugaram-se ao serviço da defesa e da sociedade. Frisou ainda que o investimento responde aos desafios contemporâneos, que, dentre outros, centram-se na construção da capacidade de defesa cibernética, na protecção de infra-estruturas críticas, na automação e na soberania tecnológica. Soberania tecnológica essa que não está somente reservada aos países mais ricos economicamente, mas também ao conjunto das nações em desenvolvimento.

De acordo com o Ministro da Defesa Nacional, o laboratório reforça a capacidade científica e tecnológica da Academia Militar, a única existente no país. Chume disse ainda que a cibersegurança e a inteligência artificial já não são apenas questões tecnológicas, mas pilares fundamentais da defesa, segurança e soberania de Moçambique. Destacou, igualmente, que Nampula se coloca, desde hoje, no centro da inteligência artificial e da cibersegurança do país.

Chume reafirmou o compromisso de continuar a dotar a Academia Militar Marechal Samora Moisés Machel com as mais avançadas tecnologias, de modo a responder eficazmente às demandas inteligentes e aos complexos desafios da Quarta Revolução Industrial e da Sociedade Digital.

Para além da inauguração do Laboratório de Inteligência Artificial e Cibersegurança, a Academia Militar Marechal Samora Moisés Machel beneficiou da instalação de duas praças digitais, cada uma com um raio de 300 metros, sendo que a primeira encontra-se instalada no Campus, abrangendo a sala de leitura e o edifício multiuso, e a segunda junto aos dormitórios no acampamento.

Testemunharam o evento o Comandante da Academia Militar Marechal Samora Moisés Machel, Major-General Francisco Zacarias Mataruca, o Presidente do Município da cidade de Nampula, representantes das instituições académicas, a Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora das Comunicações, Helena Fernandes, a Secretária Executiva do Fundo de Serviços de Acesso Universal, professores e cadetes da Academia Militar.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top