MCTD

Governo vê nos Profissionais de Comunicação Social Verdadeiros Parceiros da Construção Nacional, Protagonistas da Mudança e Defensores da Verdade

O Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga , presidiu ontem, 23 de Outubro, na Cidade de Maputo, em representação do Governo da República de Moçambique, a Gala Media Club 2025 que é um tributo à excelência, tendo destacado o reconhecimento àqueles que, com coragem e ética, fazem da comunicação um instrumento de transformação social.

A Gala Media Club 2025 destaca-se por ser uma celebração da liberdade e da responsabilidade, do talento, da dedicação e da força da palavra. É a prova de que o jornalismo moçambicano está vivo, inovador e comprometido com a verdade.

Américo Muchanga destacou a celebração da palavra que esclarece, da imagem que emociona, e do som que dá voz à Nação. Acrescentando ainda a celebração da criatividade, da bravura e da integridade — valores que transformam o jornalismo num verdadeiro acto de serviço público.

De acordo com o Ministro das Comunicações e Transformação Digital a Gala Media Club celebra acima de tudo o compromisso de jornalistas, produtores, técnicos, repórteres, apresentadores e comunicadores que, todos os dias, mantêm viva a chama da verdade e o direito dos cidadãos à informação. Tendo enfatizando ainda que o trabalho é silencioso, exigente e invisível, mas que graças a vós da comunicação social que o país se vê, se ouve e se reconhece.

De acordo com o Ministro Muchanga, o Governo de Moçambique vê nos jornalistas verdadeiros parceiros da construção nacional, constituído por homens e mulheres protagonistas da mudança e defensores da verdade. Tendo reafirmado o compromisso do Estado em garantir uma imprensa livre, plural, responsável e inovadora, que sirva o interesse público e amplifique a voz das comunidades.

Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração da Media Club, Tomás Vieira Mário, disse aos presentes que o objectivo da Gala é promover a confraternização entre os profissionais da comunicação social. Tendo frisado que foram analisadas mais de 20 modalidades de concurso, com destaque para a introdução de novas áreas da media com destaque para Podcast, Influencer e Entretenimento, destacando – se ainda a modalidade de voto popular para que se pudesse sentir o estágio actual da comunicação social.

Durante o evento para além de terem sido galardoados diversos órgãos de comunicação social, jornalistas, apresentadores e influencies, foi atribuído o Prémio Carreira ao decano do jornalismo moçambicano, Arlindo Lopes, da qual o Ministro Américo Muchanga considerou como sendo um testemunho de integridade e dedicação à causa da comunicação, destacando a sua contribuição formação de gerações, fortalecimento de valores e elevação do nome do jornalismo moçambicano.

Participaram na Gala Media Club, Para além do Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga; o Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, Rasaque Manhique; Secretaria de Estado das Artes e Cultura, Matilde Muocha; profissionais de comunicação social, convidados e membros da comissão organizadora do evento.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top