MCTD

Chifunde acolhe cerimónia de lançamento do Projecto de Interconectividade entre Moçambique e Zâmbia

Chifunde (Cassacatiza), 21 de Fevereiro de 2026 – O Governo da República de Moçambique, através do Ministério das Comunicações e Transformação Digital, realizou hoje, em Chifunde, posto administrativo de Cassacatiza, a cerimónia oficial de início da implementação do Projecto de Inter-conectividade entre Moçambique e a Zâmbia, assente na partilha transfronteiriça de infra-estruturas digitais.

O evento foi dirigido pelo Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, que destacou o carácter estratégico da iniciativa no reforço da cooperação bilateral e na consolidação do processo de Transformação Digital em curso no país.

Na ocasião, o governante louvou a parceria estabelecida entre a Vodacom Moçambique e a Bayobab (Global Connect Zambia) na operacionalização do projecto, sublinhando que a colaboração materializa, de forma concreta, a partilha transfronteiriça de infra-estruturas digitais.

Segundo o Ministro, a iniciativa permitirá, entre outros benefícios, a criação de melhores condições para expandir a rede de fibra óptica que interliga os dois países, de forma coordenada e sustentável, contribuindo para a redução dos custos de conectividade e para o impulso da inclusão digital, beneficiando igualmente as populações das zonas transfronteiriças.

Américo Muchanga reconheceu, igualmente, o papel desempenhado pelas Autoridades Reguladoras das Comunicações de Moçambique (INCM) e da Zâmbia na materialização do projecto, considerando-o um ganho assinalável na trajectória que o país vem trilhando no âmbito da Transformação Digital. Acrescentou que a iniciativa complementa os esforços em curso tanto do Governo como dos demais actores sociais, com destaque para o sector privado.

De acordo com o dirigente, a partilha transfronteiriça de infra-estruturas digitais entre Moçambique e Zâmbia não constitui apenas uma questão técnica, mas representa uma iniciativa estratégica com profundo impacto económico, social e político. Destacando a melhoria da conectividade e redução de custos, Promoção da inclusão digital e expansão de serviços em áreas rurais, reforço da integração regional e da cooperação política, fortalecimento da resiliência da rede, Melhoria da segurança e da monitoria cibernética e atracção de investimentos estrangeiros.

Por seu turno o Ministro da Ciência e Tecnologia, Felix Mutati, destacou a importância estratégica da inter-conectividade para impulsionar o desenvolvimento económico e social da Zâmbia, defendendo investimentos contínuos em infraestrutura digitais, sublinhando o reforço das ligações de fibra óptica, a expansão da cobertura móvel e a melhoria das interligações regionais que permitiram integrar mais cidadãos na economia digital.

Felix Mutati destacou ainda que a Zambia tem trabalhado em colaboração com parceiros regionais da África Austral para harmonizar políticas e expandir infraestrutura partilhadas, reduzindo custos e aumentando a eficiência. De acordo com o Ministro Zambiano, a conectividade regional ‘ee essencial para que o país consolide a sua posição como cum corredor logístico e digital na região.

O Director Geral da Vodacom Moçambique, Simon Karikari, disse aos presentes que a parceria reforça a espinha dorsal digital de Moçambique e amplia a capacidade necessária para responder a crescente procura por conectividade segura. “Ao reforçar resiliência transfronteirica, estamos a acelerar o acesso a serviços digitais de elevada qualidade que impulsionam o crescimento económico e apoiam a ambição do Governo de Internet para todos ate’e 2030”, disse Simon Karikari.

Intervindo no evento, o Governador da Província de Tete, Domingos Viola, agradeceu pelo facto dos dois países terem celebrado um marco importante na era digital , pois segundo disse, a partilha de infraestruturas digitais vai contribuir para o desenvolvimento da região.

A iniciativa de partilha de infraestruturas esta alinhada com as estratégias nacionais de tecnologia de informação e comunicação da Zâmbia e de Moçambique, tendo em vista a promoção de investimentos e a optimização de recursos de rede, com destaque para a minimizacao de duplicações e redução do impacto do ambiente.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top