O Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, fez um balanço positivo da participação do sector na 60.ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM 2025), realizada sob o lema “Promovendo a Diversificação Económica rumo ao Desenvolvimento Sustentável e Competitivo de Moçambique”, agradecendo a presença e o empenho de todos os intervenientes que contribuíram para os resultados alcançados.
O Ministro sublinhou que 2026 deverá ser um ano ainda mais extraordinário, em que os produtos que, nesta edição, foram apresentados em fase de teste passem a evidenciar maior maturidade, mostrando soluções tecnológicas capazes de impactar a vida das pessoas, bem como gerar resultados para a economia e a sociedade. Reforçou igualmente o desafio de apresentar, na próxima edição, produtos e serviços inovadores que promovam o desenvolvimento social, económico e comercial do país.
“Quando fazemos algo bem, criamos expectativas. No próximo ano temos que fazer muito melhor e, para isso, precisamos começar a planificar desde já, identificando o que podemos apresentar de novo e de inovador”, afirmou.
Na sua intervenção, Américo Muchanga saudou as empresas e startups presentes e de forma particular, a Secretaria Permanente, Nilsa Miquidade, pela dedicação e empenho, desde a logística até à apresentação dos temas que estiveram em destaque durante o evento. Tendo desafiado a equipa a manter o espírito de superação e a preparar, desde já, a próxima edição da feira, trazendo soluções inovadoras e com maior impacto.
No âmbito da cerimónia, foi feita a entrega de certificados às empresas expositoras, como forma de reconhecimento pela sua participação e contribuição para o sucesso do pavilhão. As empresas agradeceram o gesto e manifestaram interesse em participar nas próximas edições da FACIM.
O Ministério das Comunicações e Transformação Digital (MCTD) participou deste evento, com um pavilhão que acolheu 34 expositores, entre startups e empresas, que apresentaram produtos, serviços e soluções tecnológicas com enfoque na inovação e na transformação digital. “Temos que continuar a trazer soluções que promovam os nossos serviços e preparar o pavilhão com a devida contribuição de todos”, concluiu o Ministro Américo Muchanga.
Ao encerrar a sua intervenção, o Ministro parabenizou todas as equipas envolvidas na organização e informou que o Pavilhão das Comunicações e Transformação Digital foi distinguido com o Prémio Revelação da FACIM 2025.