MCTD

Inteligência Artificial Impacta em Diversos Sectores de Actividade

Maputo, 15 de Dezembro 2015 – O Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, destacou hoje em Maputo que a Inteligência Artificial é uma das tecnologias emergentes que tem impactando em diferentes sectores de actividades e que a mesma tem sido usada tanto para o bem, quanto para o mal, pelo que é crucial que o país garanta a sua rápida e devida regulamentação e utilização ética.

Américo Muchanga que falava durante a cerimónia do lançamento do livro intitulado “Digitalização das Línguas Moçambicanas e Inteligência Artificial: Desafios e Perspectivas” da co-autoria do Professor Catedrático Armindo Saúl Atelela Ngunga e do Prof. Doutor António Miguel Ndapassoa, frisou que o mesmo enriquecerá o acervo bibliográfico e, por outro, constitui uma fonte importantíssima para a formulação de políticas públicas com base em evidências científicas.

Destacou ainda que o Estado moçambicano, nos seus diversos ciclos de governação, sempre apostou no potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), bem como na digitalização, como ferramentas estratégicas de promoção do crescimento e desenvolvimento socioeconómico sustentável do país.

“A aposta do Governo na elaboração, actualização, adopção e/ou ratificação de instrumentos de política, de regulação e de regulamentação na área de TIC, visa assegurar uma sólida e sustentável inserção de Moçambique na Era Digital, mormente no movimento global da 4a. Revolução Industrial”, disse Américo Muchanga, Ministro das Comunicações e Transformação Digital.

O Ministro das Comunicações e Transformação Digital disse aos presentes que a aceleração e a melhoria da prestação dos serviços públicos, promovendo, inicialmente, a transformação digital de sectores estratégicos como a saúde, educação, justiça, registos e notariados, identificação civil, é fundamental no presente ciclo de governação (2025-2029), uma vez que estão definidas como área prioritária, respondendo desta forma aos desafios urgentes e críticos da Administração Pública directa e indirecta (autarquias e municípios), do sector privado e da sociedade civil, impactando na população moçambicana em geral e nos jovens, em particular, no que diz respeito à criação de riqueza, emprego e desenvolvimento socio-económico nacional.

Falando na qualidade de apresentador da Obra, Jorge Nhambiu, disse aos presentes que a inteligência artificial é, por natureza, um ponto de convergência multidisciplinar, pois linguistas, engenheiros, antropólogos, sociólogos, educadores, jornalistas e outras áreas participam no diálogo. Nhambiu disse ainda que as grandes plataformas digitais enfrentam dificuldades para nos servir, pois ainda não nos organizamos totalmente para o mundo digital, desta forma o livro mostra como ultrapassar este desafio e como transformar este desafio numa oportunidade cultural e estratégica. 

O Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, reiterou o apreço pela realização da cerimónia, e disse que a mesma representa o contributo da academia na abordagem e reflexão em torno do papel e alcance da digitalização, da inteligência artificial e da transformação digital em nosso país.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top