MCTD

Estudantes destacam ganhos do CEES e pedem expansão

Maputo, Dezembro de 2025 – O Ministério das Comunicações e Transformação Digital (MCTD), através da Direcção Nacional de Transformação Digital e Inovação (DNTDI), em parceria com a Direcção Nacional do Ensino Superior (DNES), concluiu este mês a fase de supervisão do programa “Um Computador por Estudante do Ensino Superior” (CEES) nas instituições de ensino superior da zona centro de Moçambique, atividade que visou verificar a distribuição e utilização dos computadores portáteis atribuídos aos estudantes dos cursos de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM).

Durante a missão, realizada entre 3 e 12 de dezembro, as equipas visitaram o Instituto Superior Politécnico de Tete, o Instituto Superior Politécnico de Songo, a Universidade Púnguê, a Universidade Católica de Moçambique, a Universidade Zambeze, a Universidade Licungo e a Universidade Alberto Chipande, avaliando o cumprimento dos objetivos do programa e recolhendo percepções de estudantes, docentes e gestores sobre o impacto da iniciativa.

Segundo relatos dos beneficiários, os computadores distribuídos permitiram reduzir a pressão sobre laboratórios e bibliotecas, aumentando a autonomia dos estudantes e melhorando o desempenho académico. “O acesso aos computadores facilita a realização de trabalhos e pesquisas, permitindo aos alunos desenvolver projetos com maior independência e reduzir a sobrecarga dos laboratórios”, afirmou um responsável universitário.

O coordenador do programa CEES, Mahalana Chipanga, considerou os resultados da fase centro positivos, mas enfatizou desafios a superar: “A interação com estudantes e direcções das universidades evidencia que os computadores entregues estão a contribuir para melhorar o desempenho académico e reduzir a pressão sobre laboratórios e bibliotecas. No entanto, é essencial expandir o programa para outras áreas do conhecimento, de forma a beneficiar mais estudantes e disciplinas que necessitam destes recursos tecnológicos”.

Na zona centro, uma parte significativa dos computadores já foi entregue aos estudantes, com destaque para as universidades que receberam maior número de equipamentos, incluindo a Universidade Católica de Moçambique, a Universidade Licungo e a Universidade Zambeze. Durante a supervisão, as equipas também identificaram boas práticas, constrangimentos e lições que orientarão a expansão do programa para outras regiões e áreas académicas.

A conclusão desta fase de supervisão representa um passo estratégico para garantir que os recursos do CEES sejam aplicados de forma eficiente, reforçando a inclusão digital e contribuindo para a melhoria da aprendizagem e investigação no ensino superior moçambicano.

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